Cargo não é tanque batismal. Quando a igreja copia o mundo

É maravilhoso quando uma pessoa entende a mensagem do evangelho genuinamente, medita nas palavras que foram proferidas, e toma uma decisão por Jesus. Agora é muito provável que muitas dúvidas surjam em sua mente sobre o que ela deva fazer daqui para frente. Mas uma coisa é certa, apesar das dúvidas, o que ela quer é o batismo. Ela de algum modo entende que para expiar seus pecados, dentre outras coisas, é necessário o batismo. Vale lembrar que o batismo por si só não salva ninguém, mas, este ato mostrará a todos os demais cristãos que a partir daquele momento o velho homem foi simbolicamente morto. Simbolicamente. O batismo é uma ordenança para a igreja que não pode ser esquecida nunca, batismo não é sacramento, nunca foi, e do mesmo modo nunca será. A aptidão para o batismo vem da experiência pessoal do crente que está ligada com a salvação e regeneração. Então, batismo em outras palavras é afogar e matar simbolicamente o velho homem. Mas, é na vida diária que poderemos ver se este velho homem, dentro no individuo, foi efetivamente morto. As atitudes de cada pessoa, individualmente, depois da imersão, é que darão validade ao batismo simbólico. O tanque batismal pode ser anulado com nossas atitudes, com a falta de bom senso cristão, ou ainda com a falta de "simancol", se o caro leitor preferir.
No mundo politico é muito comum ouvirmos falar de imunidade parlamentar. Na verdade imunidade parlamentar tem uma relação muito próxima do tanque batismal usado pela igreja. Vejamos: denomina-se imunidade parlamentar a prerrogativa que assegura aos membros do parlamento o livre exercício de suas funções, protegendo-os contra processos judiciários tendenciosos ou prisão arbitrária."- Darcy Azambuja ; Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos. A Inviolabilidade, por opiniões, palavras e votos abrange os parlamentares federais (art. 53, CF 88), os deputados estaduais (art. 27, § 1º, CF 88) e, nos limites da circunscrição de seu Município, os vereadores (art. 29, VIII, CF 88)- sempre no exercício do mandato. Entendeu? Não importa o que cada parlamentar fez na sua vida passada antes de tomar posse em seus cargos. Eles podem ter matado, roubado, estuprado e nada lhes pode ser feito. Além da força da lei também existe dentro do parlamento a turma do "deixa disso" que tem poder para abafar todo tipo de crime. Isso significa dizer que na politica cargo tem valor de tanque batismal. E seu poder vai além da nossa compreensão, meros mortais que somos.
Mas politico é politico. E a coisa fica muito feia quando a igreja usa este péssimo exemplo para proteger membros. É comum vermos dentro de igrejas lideres que usam seus cargos como tanques batismais para aliviar os pecados de seus membros. É ruim, muito ruim mesmo, quando a igreja tem medo de punir alguém, quando este ou aquele membro, tem algum cargo importante. Também temos visto em grandes igrejas, do mesmo modo como na politica, coronéis do evangelho, tipo esses que compram votos com um quilo de farinha, e mandam na cidade. Estes estão acima de tudo. Agem em alguns casos como se fossem o próprio Deus. E também não devemos nos esquecer que estas coisas não são privilégios de grandes denominações. Bem ali, naquela igrejinha local, escondidinha no bairro também acontece coisas como estas. E também, como no parlamento, além da força do cargo também tem a turma do "deixa disso" sempre pronta com extintores de incêndio para abafar os casos escabrosos de indecência deliberada, um descalabro.
A igreja secularizada aprendeu muita coisa com o mundo. E o mundo está aprendendo cada vez menos com a igreja. E nesta relação de ensino aprendizagem, a igreja como boa aluna, aprendeu muito bem a lição de transformar cargos em tanque de batismo, onde não importa o que, e como é feito, importa é que o cargo ou posição, purifica de todo o pecado. Enquanto esta igreja, em parte rendida ao mundo, copiar a vida parlamentar, teremos muito "paralamentar".
Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! Isaías 5:20

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails