Todo mundo sabe o que fazer

Com a queda do homem a culpa penetrou nas mentes dos seres humanos. Sua consciência pura e perfeita deu lugar a uma mente, uma consciência, culpada. O problema da consciência é que todos nós temos uma. E dependendo do modo como vivemos podemos ter uma consciência doente. Uma consciência culpada é uma consciência doente. O remédio para uma pessoa que está nestas condições está nas escrituras e o seu nome é Jesus. A consciência, mesmo decaída, sabe o que é certo e o que é errado. A maioria das pessoas sabe se, o que ela está fazendo, está certo ou errado. Quando ela não sabe as outras pessoas que estão do lado de fora fazem o favor de avisar de maneira direta ou indireta. Mas, no final, pelas próprias pessoas, ou por boca de outras, elas se dão conta do que elas fazem, se é ou não, correto.

Nas relações interdenominacionais acontece a mesma coisa, quando o assunto é igreja. É muito comum vermos este ou aquele ministério trocando acusações entre si. E os assuntos vão desde unha encravada até desvio de dinheiro, corrupção partindo até para a politica. É comum que todos se acusem, afinal, todos sabem o que deve ser feito. O grande problema é que vai passando o tempo e tudo vai ficando do mesmo jeito. É mais ou menos como aquele pai que quer que seu filho seja obediente. O filho não obedece porque o pai não dá exemplo, mas, o mesmo pai cobra isso do seu filho. Todavia, o exemplo que o filho tem é o exemplo que o pai dá. Neste caso o filho dá o exemplo do pai, um mau exemplo. Numa situação como esta é comum todos trocarem acusações entre si. Os direitos e deveres se confundem. Um exige do outro, algo que não pode fazer ou dar, exemplo. Também existem aquelas pessoas que não são más, vivem uma vida decente, e limitam-se a ficar apontando o que está errado neste ou naquele ministério. É como a quele fariseu em Lucas 18:11,12. Certamente a consciencia culpada deste fariseu dizia para ele o que estava certo e errado, mesmo quando esquece que, antes de olhar para o outro, deveria olhar para si mesmo. Este fariseu reflete o que é a nossa vida cristã. Todos os cristãos sabem o que deve ser feito para o bom andamento do Reino de Deus. Será que sabe mesmo? Se sabe por que é que entra ano e sai ano tudo permanece igual, no tocante a cocorrencia? Não é uma disputa do reino de Deus com o reino das trevas? Um reino dividido não subsistirá. E, se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir;Marcos 3:24.  Por que sempre alguém levanta-se para dizer o que está errado no ministério do outro? No seu próprio ministério não há nada de errado? Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.Lucas 6:42.
O cristianismo biblico só poderá ser cada vez mais biblico quando cada pessoa individualmente olhar para dentro de si e jogar fora todas as coisas que atrapalham a sua vida e a vida da igreja. Quando cada um de nós deixarmos de ver os nossos pecados nos outros, estaremos prontos para ver em nós mesmos os nossos pecados, as nossas falhas. Quem não sabe o que fazer peça sabedoria a Deus. Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. Colossenses 2:2,3.

Muitas mazelas dentro de igrejas atualmente partem do principio de que todos sabem exatamente o que estão fazendo. Desde faxineiros até pastores. Erram quando fazem isso com suas consciencias culpadas. Que impedem de serem livres para um evangelho pleno. Embora cada um se julgue santo e justo, as escrituras dizem que devemos tomar cuidado. Por quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; e não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos. Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei. Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.

Cada um faça a sua parte. Ore, medite nas escrituras, abençoe, ame, reconheça seu erro, peça desculpas, aconselhe coisas boas, seja útil para os outros, antes de falar, pense. Com tudo isso acabo percebendo que eu sou igual aos demais cristãos. Também preciso resolver meus problemas pessoais. E você?
Rogério Loureiro

Um comentário:

valniloureiro disse...

"Consciencias culpadas" Sera essa a razão das pessoas gostarem tanto de revista de fofocas? Elas veem o que outros estão fazendo e talvez isso leve-as a achar que não são tão culpadas assim, afinal os outros estão fazendo coisa pior.

valni

Related Posts with Thumbnails