A grande festa do Centenário das Assembleias de Deus

Uma multidão de assembleianos se reuniu em Belém do Pará para celebrar o centenário da Assembleia de Deus no Brasil entre os dias 10 e 18 de junho. Destaque para a inauguração do Centro de Convenções em Belém do Pará, da igreja-mãe, liderada pelo pastor Samuel Câmara. O centro possui 13 mil metros quadrados de área climatizada e foi erguido ao longo de um ano, para marcar a celebração de um século do maior movimento pentecostal do mundo. Cerca de 18 mil pessoas participaram do evento, dentre elas, para a surpresa de muitos, o pastor José Wellington, presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB).
As comemorações do centenário trouxeram à tona as dissensões e atritos de diferentes ministérios assembleianos, em especial Samuel Câmara e os líderes da CGADB, que se envolveram em disputas pela presidência da sigla que congrega a maior parte das Assembleias de Deus no Brasil – em especial as do Ministério Belém (SP) – mantenedora da editora CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus. José Wellington, líder da AD do Belém (SP), venceu Samuel nas eleições para a presidência, em abril de 2009, cargo que ocupará até abril de 2013, desde então houve uma sucessão de desacordos entre eles.
No entanto, as disputas não tiraram o brilho da festa que foi notícia em todo o País, inclusive no Jornal Nacional, da Rede Globo. Não por menos! Na noite de 18 de junho – data da inauguração da primeira igreja assembleiana no estado do Pará - o Estádio Olímpico do Mangueirão, em Belém do Pará, recebeu cerca de 150 mil pessoas durante as comemorações do Centenário coordenadas por Samuel Câmara.
A CGADB, que levou inúmeras caravanas de todo o Brasil à capital paraense, reuniu cerca de 11 mil pessoas no estádio Evandro Almeida, o Baenão, no culto de encerramento das festividades dos 100 anos da AD no Brasil.
Homenagem das Casas de Lei
Câmara e Wellington juntos no
centenário
Em São Paulo, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo foi palco de uma sessão solene, promovida pelo deputado estadual José Bittencourt, em homenagem ao Centenário. Ocorrida na noite de 17 de junho, a solenidade reuniu lideranças de todo o Estado, em especial da Conamad (Convenção Nacional das Assembléias de Deus Madureira), como o pastor Samuel Ferreira, presidente da Assembléia de Deus Brás e vice-presidente da Convenção Estadual. Cerca de 1.200 pessoas participaram.
No Senado Federal as homenagens aconteceram na semana que antecedeu o centenário das igrejas evangélicas Assembleia de Deus, comemorado em 18 de junho, vários senadores destacaram o papel social que a instituição desempenha na sociedade. Dentre eles podemos destacar o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que, com Magno Malta (PR-ES), requereu a homenagem, a igreja é um local em que as pessoas recebem solidariedade e fortalecimento para enfrentar as dificuldades, afirmou Crivella.
Fundada pelos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg em 18 de junho de 1911, as Assembleias de Deus se propagaram Brasil afora se tornando o maior ministério evangélico pentecostal do país. Em números conservadores, calcula-se hoje que existam pelo menos 9 milhões de “assembleianos” declarados. (dados do IBGE).
Fonte: Exibir Gospel.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails