Deus não esconde a sua identidade. Parte 1

Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador. Isaías 43:11 . Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo. João 4:26 . Por que alguém faria alguma coisa omitindo sua identidade? Por que alguém mandaria uma mensagem a outrem sem se identificar? É provável que quem esteja se escondendo queira se passar por outra pessoa. Em vários textos biblicos, em várias situações, por graça e misericórdia Deus se manifesta ao seu povo. E mesmo que ele não apareça em sua glória ele se identifica pelos, e para os, seus profetas como sendo Ele, O ETERNO. Ezequiel 21:17, 34:15; Exodo 6:2; Isaías 43:12; João 6:48, 10:14; 10:30, 15:1; Atos 22:8, 26:15. Há nas escrituras alguns relatos bem interessantes da manifestação de Deus a alguns pobres mortais, vejamos: Exôdo 3:1-5, neste episódio Móises recebe a visita do anjo do Senhor em uma chama de fogo, quando ele ia se aproximando da chama que queimava numa sarça uma voz lhe disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus. No livro de Isaías 6:1-13 Deus se revela ao profeta numa visão. Isaías ficou perplexo com o que viu e disse: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos. Em todos os casos de manifestação de Deus, cada profeta ou servo, de Deus estava com sua consciencia normal, intacta. Era tão normal que eles até tiveram medo de quem estava falando, pelo fato da saberem exatamente a quem se reportavam. Deus quando se revela ao homem mantém preservadas todas as suas estruturas racionais. Se o Senhor agisse de modo em que as estruturas da razão das pessoas estivesse destruída, que valor teria isso? Deus não age nas pessoas destruindo sua capacidade de pensar. No caso de Jonas, quando Deus falou com ele, sua razão estava inalterada a ponto de ele questionar Deus sobre o seu intento. Jonas sabendo de sua missão preferiu recalcitrar, conscientemente, e felizmente para o povo de Nínive, o fracasso de Jonas se tornou em sucesso para Deus. Certamente Deus quer usar um povo sóbrio que entenda conscientemente a razão do seu chamado. Um povo que faça conscientemente as suas obras. É o serviço realizado com consciencia pura e perfeita que tem proveito. Porque é pela razão, é pelo escrutínio da razão, que identificamos aquele que fala conosco Romanos 12:1. O Senhor Jesus disse num dado momento: Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. João 10:14 . Isso só pode ser feito através da razão, da consciencia e da lucidez. Deus não destrói as estruturas racionais do homem ao se revelar. Ele faz assim para que todos saibam que Ele é Deus. Para que todos os povos da terra saibam que o SENHOR é Deus, e que não há outro. 1 Reis 8:60
Rogeiro Loureiro - Arauto de Sião
Parte 2 Parte 3

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails