Apage a me, apage! Frases em latim

Apage a me, apage! (afasta-te de mim, afasta-te!) Plauto (Titus Maccius Plautus) c. 254 - 184 a.C. Com estas palavras, o jovem Pistoclerus, na comédia Bacchides (As Báquides), de Plauto, menospreza as insistentes suplicas da cortesã Bacchis para que ajude a ela e a sua irmã gemea de igual nome. No final, porém, ele se apaixona por ela. A expressão aparece também na comédia Amphitruo (O Anfitrião), do mesmo autor: "Apage te a me" (Afasta-te de mim); na mesma comédia um dos interlocutores ordena a outro: "Apage!" (Vai embora!). Muito conhecida entre os cristãos é a passagem do evangelho de Mateus, em que Jesus, durante seu jejum de quarenta dias no deserto, diz a Satanás: "Apage, Satana" (Afasta-te de mim, Satanás!)
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Mateus 4:10.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails