O que é mesmo apologética?

I PEDRO cap. 3:15 ...antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós...

Apologia discurso ou escrito para justificar ou defender algo ou alguém. Ainda segundo o dicionário do NT Grego de W.C. Taylor, Απολογία significa defesa (forense), discurso em defesa perante um tribunal, resposta.  Em se tratando de apologética cristã podemos entender que são estudos que visam a defesa da fé cristã, defesa em prol da autêntica e genuína, fé cristã. Mas defender do que, de quem? É defender de doutrinas que ferem, diminuem, mancham ou descaracterizam a pessoa do nosso Senhor Jesus, colocando dúvidas no coração de muitos crentes. Por exemplo: se uma Testemunha de Jeová vier lhe questionar sobre a divindade de Jesus e disser que Jesus não é Deus, você, pode dizer a ela que Isaías não pensava assim Isaías 9:6 e Paulo também partilhava do mesmo pensamento Romanos 9:5. Isto é apologética. É, com amor, explicar que Maria não é mãe de Deus, é mãe de Jesus. É argumentar com os adventistas que Jesus não é Miguel.
Estas são apenas algumas das milhares de heresias, só para constar. E o que dizer de José Luis de Jesus Miranda? Alguém aí fez alguma postagem sobre este homem? Algum blog da moda, que se diz apologético, fez alguma contestação de valor sobre este herege? Como estamos orientando nossos irmãos internautas sobre estas pragas, ervas daninhas, joio? Quando dizemos que estamos fazendo apologética com humor o que significa isto, na verdade? Será que Silas Malafaia, RR Soares, Edir Macedo representam efetivamente um mau para a igreja que pertence a Cristo? Se estes homens morressem hoje muitos blogueiros teriam que parar suas atividades amanhã por não terem mais o que escrever. Mas, antes fariam uma cobertura completa sobre o enterro de cada um, com humor é claro!
Crente não deve andar por aí de cara amarrada, estressado, como se fosse um santarrão. O crente sim, deve ser alegre, feliz, contente e a medida do possível brincar, por que não? Porém, existe um limite para tudo. E se algum irmão errar? Um crente de verdade deve olhar com simpatia seu erro e no momento oportuno orientá-lo. Sempre com amor. Em 1° Corintios 13 o tema é amor, para quem não sabe, é claro. E francamente, quem está ganhando quando fazemos da apologética palco de chocarrices? Quem está ganhando quando falamos mal de uma pessoa seja ela quem for? Que testemunho é este que estamos dando? Ainda mais quando falamos de uma pessoa que no contexto geral, queiramos ou não, participa das mesmas coisas que nós no reino celestial. E se nós julgamos que as coisas não são assim somos os primeiros a não participar. É certo que não devemos ficar usando jargões ultrapassados do tipo "não toquem no ungido do Senhor" e coisas afins. Além do mais cada um antes de olhar para os erros dos outros deve antes olhar para si mesmo. Tu não tens pecado? A posição deste blog não é defender este ou aquele, não foi para isso que ele foi criado, mas temos observado certos blogs gastando tempo demais com coisas inuteis. Saibam todos que este blog está pronto para rebater qualquer heresia ou levante do diabo. Está pronto também para comentar qualquer coisa, sem contudo, riscar a imagem de ninguém. Não é nada pessoal, nada contra ninguém, é apenas por amor ao evangelho.

A semântica tem mais um problema para resolver. Pois para alguns apologética mudou seu sentido.

Rogério Loureiro

2 comentários:

MARIO CESAR DE ABREU disse...

A PAZ DO SENHOR!
CONCORDO QUE ALGUNS BLOGUEIROS EXAGERAM EM ALGUMAS POSTAGENS,BRINCANDO COM AS COISAS DE DEUS E TAMBÉM ALGUNS SÃO IRÔNICOS AO EXTREMO,ENTRE OUTROS EXAGEROS.
VAMOS SIM DEFENDER O EVANGELHO(CF FP 1.16)MAS COM MAIS CUIDADO CONTUDO,MANTENDO OS VÁRIOS ESTILOS DE APOLOGÉTICA INCUSIVE A COM HUMOR.
EM CRISTO,
MÁRIO CÉSAR

Arauto de Sião disse...

É verdade irmão Mário. Apologética é uma benção. Defender a fé cristã é algo muito importante e que deve ser praticada. Contudo um pouco de ordem e descência, seria muito bom.

Related Posts with Thumbnails