Arca de Noé encontrada. Será?

Foi encontrada na Turquia o que pode ser a Arca de Noé. Um grupo de exploradores evangélicos teriam sido os responsáveis pela descoberta. O achado foi feito no monte Ararate leste da Turquia nas proximidades da fronteira com o Irã. Segundo datação verificada pelo método carbono 14 o material tem aproximadamente 4800 anos. Uma descoberta como esta é importante, não apenas para a arqueologia, mas para mostrar que, se a descoberta for verdadeira, será apenas a confirmação de uma coisa que nós já sabiamos: a Bíblia sempre teve razão.

Ainda, segundo O Estado de São Paulo, um dos membros do grupo, o documentarista chinês Yang Ving disse que foi localizada uma estrutura de madeira antiga a uma altitude de 4 mil metros no Ararat, que está localizado próximo à fronteira com o Irã. O explorador, membro de uma organização internacional dedicada à busca da mítica embarcação em que Noé e sua família escaparam do dilúvio, afirmou que os vestígios encontrados datam de 4.800 anos atrás. "Não é 100% seguro que seja a Arca, mas avaliamos que é 99,9%. A estrutura do barco tem muitos compartimentos e isso pode representar os espaços onde os animais foram acomodados", disse Ving em declarações à agência de notícias turca Anadolu. O especialista também informou que o grupo entrou em contato com o governo da Turquia para pedir proteção ao local onde será feita as escavações e adiantou que solicitará à Unesco que inclua essa região na lista de patrimônios da humanidade. Não é a primeira vez que um grupo de arqueólogos afirma ter encontrado a Arca de Noé no Monte Ararat, o mais alto da Turquia, onde a Bíblia narra que Noé desembarcou após as águas baixarem depois do Dilúvio.

Veja a breve reportagem da RTP Portugal


O que é Carbono 14.

No ano de 1947, o químico Willard Libby fez uma descoberta que mudaria a história da Arqueologia, a partir de seus estudos seria possível decifrar a idade de fósseis antigos. Para entender sobre a descoberta de Libby, primeiro é preciso saber a diferença entre Carbono 14 (14C) e Carbono 12 (12C).
- Carbono 12 é aquele encontrado na composição do diamante, da grafite, do aço, ou seja, de substâncias inorgânicas.



- Já o Carbono 14 está presente em tecidos vivos (de animais, plantas, e do homem). É um isótopo radioativo instável, que decai a um ritmo lento a partir da morte de um organismo vivo.  O C 14 recebe esta numeração porque apresenta massa atômica 14, esta forma apresenta dois nêutrons a mais no seu núcleo que seu isótopo estável C 12.  As pesquisas de Libby revelaram que a quantidade de carbono 14 dos tecidos orgânicos mortos diminui a um ritmo constante com o passar do tempo. Assim, a medição dos valores do isótopo radioativo em um objeto fóssil nos dá pistas muito exatas dos anos decorridos desde sua morte.

A técnica do carbono 14 para a datação de cadáveres antigos só se aplica às amostras que tenham no máximo 70 mil anos de idade, como já vimos, a quantidade de C 14 diminui com o passar do tempo, ficando difícil detectá-lo após este período.  A partir da morte de um ser vivo, a quantidade de C-14 existente no tecido orgânico se dividirá pela metade a cada 5.730 anos, é o que se chama de meia vida do carbono.  Esta técnica é aplicável à madeira, sedimentos orgânicos, ossos, conchas marinhas, etc.  Agora já sabemos a finalidade do Carbono 14 em achados arqueológicos, a idade de múmias nunca mais foi um mistério após a descoberta de Willard Libby.

Líria Alves - Graduada em Química - Equipe Brasil Escola

4 comentários:

Anônimo disse...

essa primeira foto é de uma replica da arca, e não a "suposta" arca encontrada. ¬¬'
e a biblia nunca teve razao, a biblia é um objeto inanimado, conserte sua frase que talvez algumas pessoas a aceitem, lembre-se a bíblia é burra, seria a mesma coisa que afirmar que meu lapis tem razao ao escrever que a luz é clara.
lembre-se disso.

Anônimo disse...

"a biblia é um objeto inanimado"


"a bíblia é burra"

Típicas palavras de uma pessoa totalmente ignorante e sem o mínimo de instrução, tenta na próxima vez ao menos apresentar algum argumento. Algo que sustente suas palavras, sua teoria de que a Bíblia mente, ai talvez você possa dizer algo.
Pra alguém que diz que a Bíblia é "burra" creio que mais burro aqui seja você, pois o documento que você diz falso que seria a Bíblia. MILHÕES E CENTENAS DE MILHARES e pessoas acreditam.
E a sua opinião absolutamente tosca, quem liga pra ela ?

maria somentemaria disse...


A Biblia tem sempre razão, pq Ela é viva mas é para quem crê.

maria somentemaria disse...



A Biblia tem sempre razão p é viva, mas isso é só para quem cre.

Related Posts with Thumbnails